Por Dr. Daniel S. Morel
O Dia Mundial do Câncer, comemorado no último dia 04, é uma data para reflexão e ação sobre um dos maiores desafios da saúde no Brasil. Para marcar e conscientizar sobre o assunto, o diretor médico da Tuinda Care, Dr. Daniel S. Morel, M.D. , traz artigo sobre iniciativas importantes para essa luta que é de todos.
Segundo a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2022, quase 20 milhões de pessoas foram diagnosticadas com câncer no mundo, atingindo tanto países desenvolvidos como também os com situação econômica mais desfavorável.
Muitos tumores, como os colorretais, possuem a possibilidade de serem prevenidos com atitudes que vão desde a mudança do estilo de vida, como se alimentar melhor e com escolhas mais saudáveis que vão desde a prática de atividades físicas, parar de fumar (isto incluí os cigarros eletrônicos e vapes) até reduzir o consumo de bebidas alcóolicas.
Medidas de impacto também devem ser implementadas para que a sociedade possa se beneficiar com a prevenção, como por exemplo, a vacinação das crianças contra ao HPV – sendo estratégia fundamental para reduzirmos (e porque não, erradicarmos) o câncer de colo de útero.
O mesmo também deve ser dito em relação ao acesso à realização de mamografias para que as mulheres detectem precocemente e possam ter uma chance maior de cura de tumores de mama. Assim, como os homens devem ser estimulados a procurar atendimento médico rotineiro para prevenir o câncer de próstata. Estes dois, os mais comuns em mulheres e homens, respectivamente.
Devemos lutar também para que aqueles que receberam o diagnóstico, possam ter acesso rápido a um tratamento digno e adequado – independentemente de onde estejam tratando – com uso de novas tecnologias de telemedicina como a Tuinda Care oferece e de medicações que potencializam as chances de cura, aumentam a sobrevida de pacientes com doenças mais avançadas e trazem uma maior qualidade de vida devido a menores efeitos colaterais.
O acesso a terapias inovadoras é fundamental para que a batalha contra o câncer seja travada. Seja com medicamentos, aparelhos mais modernos de Radioterapia ou até mesmo com uso de novas tecnologias para auxiliar o diagnóstico e acompanhamentos destes pacientes.
É dever de todos como sociedade estarmos ao lado não somente de pacientes, mas também de familiares para que possamos dar o apoio necessário para a caminhada do tratamento com o objetivo de mostrar que cada um tem seu valor e merece um cuidado completo e digno.
Este que assina este artigo, é médico oncologista clínico e possuo um orgulho imenso de poder estar nesta jornada diária ao lado de diferentes pessoas, dando sempre o melhor para cada um que pela porta do consultório passou, passa ou passará.