O dia 29 de maio marca a data em que se celebra a saúde digestiva, mas, será que o sabemos realmente que estamos cuidando bem dela?
O aparelho digestivo é um dos mais extensos do corpo e envolve uma série de órgãos que vão trabalhar em momentos diferentes do processo de digestão. Se pararmos para pensar, o processo da digestão dos alimentos começa justamente na boca quando iniciamos a mastigação, porém, o cuidado com o nosso corpo e junto com a saúde do sistema digestivo começa até antes – quando vamos escolher o que comer, quanto comer e quando comer.
Muitas doenças ligadas ao sistema digestivo estão relacionadas com o estilo de vida que levamos e os hábitos que apresentamos – não apenas exclusivamente os Cânceres Malignos, mas como uma série de outras doenças importantes. Hábitos como fumar, beber bebidas alcóolicas, não praticar exercícios e consumir alimentos que hoje chamamos de ultraprocessados estão ligados diretamente ao desenvolvimento de obesidade e consequentemente outras doenças associadas.
Para ficar mais simples, vamos dividir o processo da digestão nos órgãos em que acontece, para podermos falar como cada parte é atingida pelo nosso estilo de vida.
A Cavidade Oral
Como falamos, a digestão começa quando iniciamos a mastigação para triturar o alimento, além das enzimas que existem na boca já começam o processo de quebra destes alimentos. Traumas diretos e constantes, além do consumo de álcool e tabaco (não apenas cigarro, mas também o fumo de mascar) podem levar ao surgimento de tumores na boca (e nas estruturas que fazem parte dela).
Não podemos esquecer que a cavidade oral também pode sofrer infecções de origem sexualmente transmissível através do vírus do HPV que pode também levar ao desenvolvimento de tumores malignos.
O Esôfago
Sua principal função é transportar o alimento até um dos principais órgãos que irão fazer a digestão que será o estômago. Assim como a cavidade oral, pode sofrer processos traumáticos que eventualmente podem levar ao surgimento de câncer, sem contar no efeito do tabaco e do álcool, que agridem o órgão diretamente.
Da mesma forma, o consumo de alimentos e líquidos demasiadamente quente também causam um processo de agressão, especialmente se ele for contínuo e constante. Muitos alimentos podem causar relaxamento no músculo que faz a transição do esôfago para o estômago, podendo levar a situação que quando crônica é conhecida como Doença do Refluxo Gastro-Esofágico, que a longo prazo, pelo refluxo e a agressão do ácido do estômago, pode levar a alterações das células para se tornarem mais resistentes ao ácido e em longo prazo, o surgimento de tumores do Esôfago.
O Estômago
Além do tabaco e álcool, duas importantes causas de doenças e tumores no estômago são a infecção pela bactéria conhecida como Helycobacter Pylori, que é frequente na população – e pode ser transmitida através de alimentos e água contaminados além de transmissão entre pessoas.
Outra causa importante de alterações no estômago são também o consumo de alimentos extremamente conservados em sal, além de defumados e embutidos. Como já dito, uma dieta pobre em frutas, verduras e legumes além de fibras também pode levar a alterações importantes ao estômago. A consequência é a produção maior de ácido e levando a uma agressividade com o surgimento de úlceras e em última análise também de cânceres.
Cólon & Reto
O intestino Grosso, que faz a porção final da digestão, pode ser acometido por uma série de doenças a começar pelas doenças inflamatórias intestinais onde podemos apresentar alterações nas fezes devido a intolerâncias a componentes que fazem parte da nossa alimentação regular como por exemplo, o glúten, a lactose entre outros.
Existem doenças onde o corpo acaba atacando o órgão como, por exemplo, a Retocolite Ulcerativa e a Doença de Chron, esta última, pode em um momento futuro se tornar um tumor maligno.
Assim como o estômago (e o restante do aparelho digestivo) o estilo de vida está intimamente ligado ao surgimento de tumores malignos – principalmente em relação a dieta e ao sedentarismo, que em última análise também pode levar ao surgimento da obesidade.
Tão importante é levantarmos este assunto, que o tumor colorretal é o segundo mais frequente tanto em homens como em mulheres, e segundo a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados 45 mil novos casos deste tipo de câncer (ficando apenas atrás dos tumores de mama e próstata).
Fígado
O fígado frequentemente é lembrado devido ao consumo de bebidas alcóolicas, porém ele está sujeito a uma série de outras lesões, principalmente o acúmulo de gordura que chamamos de esteatose.
As infecções pelos vírus da Hepatite B e C também causam lesões importantes que podem levar não apenas a cirrose hepática como também ao surgimento de tumores deste órgão. Além destes fatores, a obesidade, o tabagismo e o consumo de alimentos que contém aflatoxina, que está presente na mandioca, milho e amendoim quando armazenados de forma incorreta -podem também levar ao surgimento de tumores malignos no fígado.
Pâncreas
O pâncreas está associado ao surgimento de algumas doenças importantes, especialmente o diabetes do tipo 1. Porém, é mais temido quando falamos realmente dos tumores que surgem neste órgão, principalmente por serem altamente agressivos e letais.
Dentre os fatores de risco temos as condições, que novamente, são associadas ao comportamento como a obesidade, o diabetes tipo 2, tabagismo, consumo excessivo de álcool, baixo consumo de fibras, frutas, vegetais e carnes magras, e também questões hereditárias.
Muitas das doenças que podem afetar diretamente a sua saúde digestiva vêm de hábitos ruins que construímos ao longo dos anos. É muito importante que haja uma mudança em relação à alimentação, preferindo consumir alimentos menos industrializados e aumentando a quantidade de frutas, verduras e fibras.
Além disso, é muito importante reduzir o sedentarismo e procurar realizar a prática de exercícios físicos – que não apenas ajudam no controle do peso, mas também reduzindo o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e ser um ótimo artifício para a saúde mental.
Cuidar da nossa saúde digestiva é cuidar do corpo como um todo, cuide-se e não esqueça de visitar seu médico regularmente.