Por Dr. Daniel Morel
O Brasil é um país tropical, com clima quente e úmido em praticamente boa parte do seu grande território. Logo, não é de se espantar que em função destas características que tornam o nosso país um local atraente também o faz com que seja fonte de doenças conhecidas como “doenças tropicais”.
Os mosquitos são vetores (transmissores) de muitos tipos de doenças, algumas mais sazonais e outras mais perenes a depender da região do Brasil. Dentre as doenças que estes pequenos e, muitas vezes, imperceptíveis voadores são capazes de transmitir estão:
Algumas delas possuem sintomas mais específicos o que as torna mais fácil de diferenciar, porém, ainda assim é possível confundir também com sintomas típicos de uma infecção por COVID-19. Ficou confuso? Isto, porque a maioria destas doenças se manifestam de uma maneira muito inespecífica. Quais são os principais sintomas que devo prestar atenção para poder diferenciar as doenças?
Dengue:
Pacientes com doenças crônicas como diabetes e hipertensão têm mais chance de desenvolver as formas graves da doença, que pode levar à morte.
Zika
A doença provoca manchas vermelhas pelo corpo. Em seguida, surgem febre, coceiras, dores de cabeça e nos músculos, além de vermelhidão nos olhos. A Zika tende a durar aproximadamente dez dias. Ainda que os casos de morte sejam raros, a gravidade se dá por conta de mulheres grávidas que contraem o vírus durante a gestação e podem ter filhos com microcefalia.
Chikungunya
Os sintomas começam com febre, dor de cabeça, mal-estar e manchas vermelhas ou bolhas pelo corpo. Depois disso surge o sintoma mais característico: as dores nas articulações (joelhos, cotovelos e tornozelos), que podem ser tão fortes que chegam a incapacitar o indivíduo. De forma geral, a Chikungunya desaparece após duas semanas, mas algumas pessoas podem permanecer com as dores articulares por meses ou anos.
Febre Amarela
Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, náusea e cansaço. Os casos graves ainda causam icterícia (pele amarelada), insuficiência renal e colapso do fígado, podendo matar. Conforme conclusões científicas, algumas pessoas podem apresentar um breve período sem sintomas, mas depois desenvolver a forma grave, que mata de 20% a 50% das pessoas que chegam a esse estágio.
Malária
É uma doença que causa febre alta, calafrios, tremores, suor, dor de cabeça, náusea, vômito, cansaço e falta de apetite. Os casos graves incluem fraqueza, alteração da consciência e hemorragia.
Tratamento
Para tratar estas doenças é necessário que o paciente busque atendimento médico e dentre as estratégias adotadas incluem repouso, medicações direcionadas aos sintomas e hidratação. Em alguns casos, como a malária, há a necessidade de medicações específicas.
A tecnologia pode auxiliar muito para que o paciente consiga atendimento médico de qualidade em um tempo mais curto. Com o TytoCare, distribuido exclusivamente no país pela Tuinda Care, é possível que o paciente receba seu atendimento através de teleconsulta tendo o seu exame físico realizado de maneira completa. O equipamento possui câmera de 8 MP que permite com que as lesões de pele suspeitas sejam avaliadas adequadamente, além de possibilitar também que sejam realizados auscultas cardíaca e pulmonar e otoscopia/oroscopia.
Vale lembrar, que durante a fase de recuperação, o paciente pode também ser monitorado pelo seu médico no conforto de sua casa. Se você está sentindo algum sintoma, não deixe de procurar um profissional para que o adequado diagnóstico seja realizado.